CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE TERRITÓRIO, MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE


EVENTO INÉDITO EM UBERLÂNDIA. NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE.



CERTIFICADO DIGITAL DE 20 HORAS - VIA SISTEMA SIEX/PROEX/UFU - Será liberado em 4 dias.

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE TERRITÓRIO, MOBILIDADE e ACESSIBILIDADE

Estão abertas até o dia 05 de julho as inscrições para a CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE TERRITÓRIO, MOBILIDADE e ACESSIBILIDADE, que acontecerá nos dias 09 e 10 de julho de 2012 (segunda e terça-feira), no auditório do Bloco 3Q do Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia. O evento tem por objetivo promover a reflexão e discutir propostas de gestão mobilidade integrada ao ordenamento territorial das cidades. A conferência é destinada aos operadores de transportes, empresas, associações, ONG, entidades públicas, universidades e centros de investigação, profissionais, lideranças comunitárias e cidadãos interessados.

Além de palestras, haverá 10 mini-cursos no dia 10 de julho no Bloco 5”O”. A taxa de inscrição é de apenas R$ 25,00 para toda a programação,  com direito a uma sacola ecológico, DVD com amplo conteúdo sobre o tema da conferência e mais o texto-base.

 AS INSCRIÇÕES ESTÃO SENDO FEITAS ATÉ O DIA 05 DE JULHO NO SITE:


Com o advento da Lei 12.587, que estabeleceu a Política Nacional de Mobilidade Urbana, a realização da conferência é fundamental para a discussão dos instrumentos que possam contribuir para o acesso universal à cidade, através da integração da política de mobilidade  com o desenvolvimento urbano e respectivas políticas setoriais de habitação, saneamento básico, planejamento e gestão do uso do solo no âmbito dos entes federativos.

A CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE TERRITÓRIO, MOBILIDADE E ACESSIBILDIADE é uma realização do Movimento Cidade Futura, do Instituto de Geografia e da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da UFU.

SERVIÇO:

Data: 09 e 10 de julho de 2012
Local: anfiteatro do bloco 3Q – Campus UFU – bairro Santa Mônica – Uberlândia Minas Gerais
Informações: (34)3087-4503, 8823-6090 (oi) e 9150-6183 (tim)
Valor da Inscrição: R$ 25,00
Coordenador-Geral: Frank Barroso

Veja programação completa:

PROGRAMAÇÃO CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE TERRITÓRIO,  MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE

PRIMEIRO DIA - 09 de julho/2012

·         08H00min – Credenciamento e Café da Manhã
·         08h40min – apresentação cultural
·         09h00min – Abertura Oficial
Reitor da UFU – Prof. Alfredo Júlio
- Diretora do Instituto de Geografia –  Profª. Dra. Marlene Teresinha de Muno Colesanti
- Representante da ANTP - Associação Nacional de Transportes Públicos 
- Frank Barroso – Coordenador do Movimento Cidade Futura
·         09h30min – Homenagem à Ana Paula Crosara Resende-  militante da causa pelo acessibilidade, advogada, ex-diretora do Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD)  do Governo Federal, falecida no dia 07/06/2012

·         10h00min – Palestra Magistral
Tema: Território e mobilidade sustentável
Profª. Dra.  DENISE LÁBREA – Doutora pela USP, Professora do Instituto de Geografia e especialista em Mobilidade  Urbana – IG/UFU Brasil.

·         10h40min - Políticas Públicas de Acessibilidade
ANTONIO JOSÉ FERREIRA - Secretario Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência

·         11h20min – Palestra  “A nova lei da mobilidade urbana – Perspectivas e desafios”
Prof. Ms. ÉLISSON PRIETO – Bacharel em Direito e mestre em Geografia –  Professor do Instituto de Geografia  – IG/UFU Brasil.
·         12hs00 – Debates
·         12h30min – Intervalo para almoço
·         14hs – Palestra Internacional - As novas tecnologias do transportes  sustentáveis – A experiência de Múrcia – Espanha
Prof. Dr. Miguel Ángel Garcia Izquierdo – Universidade Politécnica de Madrid
·         15hs – LANCHE
 15h20min – Mesa Redonda -  Território, Mobilidade e Acessibilidade
Coordenador:
Frank Barroso  Gestor Social – Coordenador do Movimento Cidade Futura e do Fórum por Uma Uberlândia Sustentável e Democrática
Debatedores:
·         HORACIO BOZANNO-  Doutor en Geografia, Ordenamento Territorial e Urbanismo pela Universidade de Paris (la Université de Paris II Sorbonne Nouvelle).  Coordenador Científico  da Rede dos Territórios Possíveis da América Latina Co-coordenador da Rede  Cientifica Mundial de Territórios. Cargo Atual:  Professor Titular Ordinario (por Concurso) na Cátedra “Metodología y Técnicas de la Investigación Geográfica”, Faculdade de Humanidades e  Ciencias da Educação da Universidade do Plata - Argentina.


·         VITOR RIBEIRO FILHO – Doutor  em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor do Instituto e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e da Amazônia, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço intra-urbano e rede urbana, cidade na Amazônia Brasileira, planejamento urbano, mobilidade urbana, acesso ao espaço urbano das pessoas com mobilidade reduzida, cidadania e inclusão social.

·         DENISE LABREA FERREIRA -  Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1983), especialização em planejamento da circulação urbana pela Universidade de Brasília (1985), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (1994) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Planejamento Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, acidentes de trânsito, plano diretor e planejamento de transporte urbano.
17hs – Encerramento do Primeiro dia.


SEGUNDO DIA – 10 DE JULHO/2012  - Quarta-feira
·         08h00min – Café da Manhã
·         08h30min – Apresentação Cultural
·         09h00min – Palestra Internacional: Inteligência Territorial e Mobilidade
Prof. Dr. HORACIO BOZANNO -  Universidade do Plata – ARGENTINA
·         10h00min – Palestra: Acessibilidade nos espaços urbanos
Prof. Dr. VITOR RIBEIRO FILHO – Instituto de Geografia –UFU – BRASIL
·         11h00min – Palestra: Sistema de ciclovias – Uma alternativa de mobilidade
Engenheiro Reginaldo Assis Paiva - Presidente da Comissão Bicicletas da ANTP
·         11h40min –  Palestra: O cotidiano do pedestre as calçadas urbanas
Arquiteta/ProfªDrªMaria Eliza Alves Guerra - Diretora da FAUeD/Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design da UFU. Mestre em Arquitetura FAU/USPSC e Doutora em Geografia e Gestão do Território IG/Universidade Federal de Uberlândia/MG.
 12h1 0- Almoço

·         13h30min – Vídeo Cidades sustentáveis

·         14h00min – Poluição do ar e meios de transportes – como melhorara qualidade de vida nas cidades
Prof. Dr. EUCLIDES ANTONIO PEREIRA – Uniube o Uberlândia – BRASIL
·         15h00 min –  Sistema viário e desenho urbano: A desconexão entre a mobilidade  e  paissagem urbana
 Prof. ADAILSON PINHEIRO MESQUITA - Engenheiro Civil formado pela UFU, Especialista em trânsito, Mestrado em transportes (UnB) e Doutorado em Geografia (UFU)

16 às 18 horas - MINI-CUROS, OFICINAS E RELATO:

  • Oficina "Rua de Vivências - tratamentos de áreas locais com o objetivo de aumentar a qualidade da mobilidade não-mototrizada" -  Prof. ADAILSON PINHEIRO MESQUITA - Engenheiro Civil formado pela UFU, Especialista em trânsito, Mestrado em transportes (UnB) e Doutorado em Geografia (UFU)
  • Bicicletas nas Cidades – Experiências Europeias - FELIPE REGUES – Geografia UFU
  • Gestão Democrática da Mobilidade Urbana – Direito e Estratégias Populares – Frank Barroso – Gestor Social e coordenador do Movimento Cidade Futura
  • Inclusão, Diversidade e Acessibilidade - Prof. Dr. Vitor Ribeiro Filho
  • Estratégias municipais para uma mobilidade sustentável - Prof. Dra. Denise Labrea – Instituto de Geografia UFU
  • Infra-estrutura: manutenção, desenvolvimento e integração de redes modais – MIGUEL ANGEL ISQUIERDO – Universidade Politécnica de Madri
  • Território e Governança - Prof. Dr. HORACIO BOZANNO - Universidade da Plata – ARGENTINA
  • Vivências práticas em sistemas de transporte público em países europeus: a busca pela mobilidade urbana inclusiva, integrada e sustentável - Caroline Alencar de Magalhães - Doutoranda IG/UFU- Brasil.
  • Oficina de Acessibilidade - Vivências Simuladas de Deficiências - APARU



CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE TERRITÓRIO, MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE Reviewed by FRANK BARROSO on junho 28, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os Direitos Reservados FRANK BARROSO © 2014 - 2015
Desenvolvido por FRANK, Conheça E Contrate

Deixe aqui sua mensagem que responderei

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.